HOME CLÍNICA EQUIPE EXAMES
NOTÍCIAS CONTATO Facebook - Cardiologista em Mauá

Telefone: 4544-4545 Whatsapp: 94489-4949

Hipertensão Arterial: Uma bomba relógio

O Brasil possui aproximadamente 198 milhões de habitantes, deste total 30% são hipertensos, ou seja quase 60 milhões de pessoas sofrem com essa doença.

Deste total de 60 milhões, 40% não sabem que são hipertensos, ou seja , não recebem nenhum tipo de tratamento, isso quer dizer que 24 milhões de pessoas estão desassistidas.

Do restante dos pacientes hipertensos que sabem possuir a doença, ou seja, 36 milhões, somente 18% estão com a pressão devidamente controlada, isso quer dizer que quase 7 milhões de pessoas que estão em tratamento, não estão com seus níveis pressóricos adequados; isso é um dado alarmante (dados DATA SUS).

A hipertensão é uma doença silenciosa, progressiva e assintomática (sem sintomas), o AVC (Derrame) é um das principais consequências desta doença quando não leva o paciente a óbito, deixa sequelas para o resto da vida sejam elas psicológicas e/ou físicas, como problemas na fala, problemas motores (movimentos)

Em alguns casos deixam o paciente sem condições para trabalho, limitando o mesmo à uma cama, sendo cuidado na maioria das vezes por familiares, causando um desgaste familiar, abalando com a estrutura psicológica e financeira dessa família, que na maioria dos casos não estão preparadas para lidar com as sequelas.

Pode–se ter também como primeiro sinal da hipertensão o Infarto, sendo que neste caso 50% dos pacientes morrem durante esse quadro.

Esses são quadros agudos, podemos ainda acrescentar o rompimento da artéria aorta e outras lesões; porém ela é uma doença crônica, de longo tempo, e quando mal controlada leva a danos cerebrais como vimos anteriormente, danos cardíacos, podendo levar a um aumento do coração, diminuição da força e gerando a conhecida e temível Insuficiência Cardíaca(coração fraco), doença grave e com alta taxa de mortalidade.

Outro órgão de grande importância e que sofre muito com a hipertensão são os rins, a hipertensão quando mal controlada faz com que esse órgão tenha sua função diminuída e prejudicada, podendo levar os pacientes à hemodiálise.

No universo de 100% dos pacientes que fazem hemodiálise 45% é devido a hipertensão, 45% por diabetes e outros 10% restantes causados por outros doenças.

A hipertensão não escolhe idade, ela é uma doença que pode afetar desde o recém-nascido até o idoso. Devemos lembrar que certas substâncias aumentam a pressão como: antiinflamatórios (fiquem atentos), anticoncepcional, remédios para emagrecer, cigarro, álcool, drogas em geral, aumento do peso, dentre outras.

Para que sua pressão arterial não se torne uma bomba relógio vai aqui algumas orientações: se você não é hipertenso deve aferir (medir) sua pressão 01 vez ao ano; se você possui caso de hipertensão na família procure aferir a cada 06 meses; se você é hipertenso em tratamento procure aferir sua pressão 01 vez por mês. Vale a pena ressaltar que o que caracteriza Hipertensão Arterial são níveis pressóricos maior ou igual a 140x90 mmhg para adultos e/ou idosos.

Para maiores orientações, tratamentos, acompanhamento procure um Cardiologista.

HOME  |  CLÍNICA |  EQUIPE  |  EXAMES   |  NOTÍCIAS  |  CONTATO

Palavras chaves: cardiologista em maua, cardiologia em maua, clinica de cardiologia em maua, medico cardiologista em maua, clinica de cardiologia em maua

Telefone: 11 4544-4545   Whatsapp: 11 94489-4949
Novo Endereço: Rua dos Bandeirantes, 332 Vila Bocaina Mauá SP